terça-feira, 1 de julho de 2008

Meio Ambiente
I colunistas I recomendados I selo para blogs I orkut I arquivos
Plantas do Cerrado . Fernando Tatagiba
Boca do Mangue . Mario Moscatelli
Ecologia Hoje "Branca Medina

Artigos de
Meio Ambiente

> Biocombustíveis
> Biodiesel
> Efeito Estufa

---------------------

Dúvidas em biologia?
Estude a vida com o
Biólogo. Com notícias, links, fotos, vídeos e muito mais.

Saiba mais!!

meio ambiente

Você sabia que cães e gatos tiveram o mesmo ancestral?

salvem os
TUBARÕES!

Conheça também:
plantas

Quarta-feira, Junho 18, 2008
anturio
IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA O MEIO AMBIENTE

Estamos ainda aprendendo o real valor das plantas para nós. Foto: Marco Pozzana

O homem moderno parece estar ainda longe de valorizar as plantas como deveria de fato fazer. Para início de conversa, é preciso saber que as plantas, organismos clorofilados, é que permitem que haja vida inteligente no planeta graças ao fenômeno que conhecemos como fotossíntese.

Muito além disso, representam a principal fonte de alimento para milhares de espécies, inclusive o homem. Atuam também no combate aos efeitos do aquecimento global. O contato com as plantas traz também benefícios para a saúde das pessoas, aliviando o estresse da vida urbana. O uso correto das plantas medicinais, por exemplo, pode ajudar a enfrentar doenças e a economizar na hora de comprar remédios. Não é somente na Amazônia que há grande preocupação (e dificuldade) em manter a floresta em pé. O Cerrado, bioma peculiar brasileiro, vem sendo dizimado. E da riquíssima Mata Atlântica, o pouco que restou vem sumindo do mapa.

O portal As Plantas, estreou na rede e pretende aproximar as pessoas das plantas. Faz todo o sentido!
Terça-feira, Junho 10, 2008
meio ambiente cotidiano
MEIO AMBIENTE COTIDIANO

Novo livro aborda importantes questões ambientais. Foto: Marco Pozzana

O desenvolvimento urbano e a proteção ambiental tratados, geralmente, de forma sectária, são apresentados em livro como faces de uma mesma moeda, necessária para a construção de novas bases de relacionamento do ser humano com a natureza, num mundo globalizado, onde é fundamental a ação integrada do Estado e da sociedade no estabelecimento do modelo de desenvolvimento adotado.

Com base no estudo de caso sobre o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, a autora demonstra que a cidade não resistiria sem os serviços ambientais prestados pelo Parque, como a regulação do equilíbrio hídrico e climático, e que este sofre, direta e indiretamente, todas as mazelas que afligem o cotidiano da cidade, a exemplo da ocupação desordenada do solo.

Com o enfoque jurídico contemporâneo, a autora (Cláudia Alves de Oliveira) alerta sobre a necessidade de sistematização das diversas normas que interferem nas liberdades individuais e organizam a administração do estado. Para que seja possível garantir o direito fundamental à sadia qualidade de vida ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Segunda-feira, Maio 26, 2008
aquecimento global
MUNDO QUENTE: PORTAL SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

Portal Mundo Quente trará sempre notícias sobre aquecimento global. Foto: Cesar Andrade

Como vocês já devem estar sabendo, quando o assunto é Aquecimento Global, a previsão não é boa para o planeta.

A comunidade científica está convencida de que o aquecimento global persistirá durante vários séculos, embora as emissões de gases do efeito estufa sejam muito reduzidas. Os cientistas que participaram do simpósio sobre os efeitos da mudança climática nos oceanos, realizado na Espanha nesta semana, dizem acreditar que o processo é praticamente irreversível.

Mesmo que se deixe de emitir totalmente CO2 na atmosfera, a temperatura média subiria dois graus durante os próximos 50 anos pela inércia adquirida pelo fenômeno, segundo os pesquisadores.

De agora em diante, você pode se informar sobre o tema Aquecimento Global no portal Mundo Quente. E vamos lutar contra o aquecimento!
Quarta-feira, Maio 14, 2008
ambiental
O BRASIL SEM MARINA SILVA

Saída de ministra é desafio para a política ambiental brasileira. Foto: Laura Pozzana

Marina Silva, que ocupava o cargo desde 2003, pediu demissão provavelmente devido as repetidas dificuldades enfrentadas para dar prosseguimento à agenda ambiental federal.

Pediram demissão também o presidente do Ibama, Bazileu Margarido, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, João Paulo Capobianco, que também é secretário-executivo do ministério. O presidente Lula disse que a política ambiental do Brasil não vai mudar com a saída da ministra.

O vice-presidente para América do Sul da Conservation International, José Maria Cardoso, disse: "Se o governo Lula tem qualquer credibilidade em assuntos de meio ambiente, é graças à ministra Marina." Já o Greenpeace disse que a ministra era uma espécie de anjo da guarda do meio ambiente.

Minc já aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Marina. Nós ambientalistas desejamos que ele tenha, no mínimo, o mesmo empenho que Marina Silva na causa ambiental.
Segunda-feira, Abril 28, 2008
vida marinha
PRESERVANDO A VIDA MARINHA

É mais difícil proteger as espécies nos oceanos que em terra firme. Foto: Roberto Rokab


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente vai combater a pesca predatória em São Paulo por meio da criação de áreas marítimas de preservação ambiental e da intensificação da fiscalização no litoral. Em 8 de junho é Dia Mundial dos Oceanos e o governador José Serra deverá assinar em decreto de criação das Áreas de Proteção (APAs) dos litorais norte, sul e centro. Com isso, a área protegida na orla do Estado de São Paulo passará de 1 milhão de hectares para 2 milhões de hectares.

O secretário Xico Graziano está determinado a acabar com as parelhas de arrasto, modalidade de pesca em que redes de malha fina de até 2 mil metros são puxadas por duas embarcações, capturando o que houver no fundo do mar. A pesca de arrasto é, muitas vezes, praticada nas proximidades das praias, onde há peixes pequenos, que acabam sendo descartados por terem baixo valor comercial. Além disso, os cabos de aço e correntes usados na pesca de arrasto remexem o fundo do mar, causando danos ecológicos que perduram durante anos.

Estima-se que, de cada dez quilos de peixes e crustáceos capturados dessa maneira, nove se transformam em lixo nas águas. E, graças à pesca predatória, 17 espécies de peixes já são consideradas ameaçadas de extinção no litoral paulista. Fonte: O Estado de São Paulo

acrescente aos fahttp://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/voritos! | arquivos | recomendados | selo | orkut | contato

Nenhum comentário: